Hollande: "Estou ao serviço dos mais pobres"

"A função presidencial deve ser respeitada", respondeu o Presidente francês François Hollande ao ser questionado, hoje, na cimeira da NATO, sobre as revelações feitas em livro pela sua ex-namorada.
Publicado a
Atualizado a

'Merci pour le moment' (Obrigada por este momento, em português) foi lançado ontem em França com uma tiragem inicial de 200 mil exemplares. Entre pormenores da vida amorosa do casal, Valérie Trierweiler, de 49 anos, revela no livro que, em privado, por vezes, Hollande se refere aos pobres como "os sem dentes".

Questionado sobre isto no País de Gales, Hollande respondeu, citado pelo site do 'L'Express': "Eu estou ao serviço dos pobres, é essa a minha razão de ser. Não aceitarei nunca que seja posto em causa o compromisso de toda uma vida. Ajo e agirei até ao fim".

Valérie, jornalista de profissão, viveu com Hollande no Palácio do Eliseu até janeiro deste ano, altura em que a revista 'Closer' revelou um caso amoroso entre o chefe do Estado francês e a atriz francesa Julie Gayet.

"Ele apresenta-se como um homem que não gosta dos ricos. Mas na realidade o Presidente não gosta dos pobres. Ele, homem de esquerda, diz em privado: "os sem dentes" - muito convencido do seu sentido de humor", conta Valérie em 'Merci pour le moment'.

"Os sem dentes" originou já um hashtag no Twitter e tornou-se um dos tópicos de interesse mais falados naquela rede social.

Além das revelações de Valérie, Hollande enfrenta uma crise governamental (depois de ter forçado uma remodelação no Executivo de Manuel Valls e de ter visto esta quinta-feira um dos novos secretários de Estado demitir-se) e uma queda de popularidade.Tendo iniciado o seu mandato presidencial com 55% de opiniões favoráveis, recolhe atualmente apenas 13%, segundo lembrava ontem a AFP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt